Espanha Campeã do Mundo…

A Campeã Mundial, Espanha em ação contra Portugal...

Não sou nenhum especialista em futebol europeu, muito pelo contrário, diria que só agora estou começando a conhecer um pouco mais. Estou vendo mais, e lendo mais, também.

Na África, fui a jogos tanto da Holanda quanto da Espanha. Ver um time presencialmente facilita muito a compreensão da estrutura da Seleção e da sua real capacidade de jogo. Vi, ao todo, 9 jogos ao vivo nessa Copa. Além disso, vi todos os outros jogos na TV. Para quem não conhecia tanto assim de futebol internacional, levei um banho renovador de conhecimento, e passei a entender um pouco.

Hoje eu achava que dava Espanha. Mas, sinceramente, não achava que a Holanda iria empregar em plena final de Copa do Mundo, a estratégia de pancadaria intimidadora generalizada usada com muito sucesso contra o Brasil. Como bateram os holandeses! E que juiz banana esse inglês, hein? Achei que nunca mais veria um banana do porte do japonês que apitou Holanda x Brasil. Mas o inglês foi um banana ainda maior, teve várias chances de expulsar um jogador holandês e pôr fim àquele show de grosserias.

Imagina só, o evento com o maior número de espectadores do universo e esse inglês assinando atestado de banana sênior… coitada da família dele. Contra o Brasil a tática da Holanda deu muito certo, desequilibrou o time emocionalmente, e de tal forma que ao ceder o empate, o time, muito experiente, não teve forças para reagir. É claro que isso não é desculpa, justamente por ser um time muito experiente é que deveria ter reagido bem ao ceder o empate.

Contra a Espanha, a tática holandesa da pancadaria até teve algum efeito. Teve um momento do jogo que a Holanda teve chances reais de fazer gols e até pareceu dominar a partida. Mas o fantástico goleiro Casillas estava lá para fazer a parte dele no momento mais importante de sua carreira. Foi um gigante.

o Campeão do Mundo na hora do hino Espanhol...

O empate no tempo normal deu a impressão de que a prorrogação seria um jogo igual ao do tempo normal. Ledo engano. A Espanha veio com tudo, jogando com muita consistência e bem mais perigosa nas tramas ofensivas. Deu resultado. Primeiro conseguiram a expulsão do zagueiro holandês e depois o gol, num contra-ataque fulminante, terminado com o gol histórico de Iniesta.

Fim de jogo, festa espanhola na África do Sul, na Espanha e em qualquer lugar do mundo onde tivesse um espanhol. Afinal, foi um título inédito de uma Seleção que nunca tinha chegado a uma semifinal.

Mas foi merecido. A Espanha, um país que há anos investe no futebol, contratando estrelas do mundo inteiro, incluindo muitos brasileiros, merecia ter o seu título. Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Nilmar, Leonardo, e muitos outros, passaram por gramados espanhóis. E a Seleção Espanhola foi, segundo o meu amigo e melhor comentarista do Brasil, a melhor dos últimos 4 anos.

Parabéns à Espanha!

Aproveito para informar que, mesmo com o fim da Copa, vou continuar a escrever nesse espaço aqui sobre futebol. O meu foco será mais o Flamengo, mas é claro que vou comentar sobre outros times e jogos importantes que eu presenciar e/ou acompanhar os jogos e noticiário.

E eu acho que não vou conseguir resistir e vou acabar comentando sobre outras coisas interessantes fora do futebol, claro.

Vou ficar feliz com a companhia de vocês!

Anúncios

2 Responses to Espanha Campeã do Mundo…

  1. Luzia Sônia disse:

    Hoje não é olá….é OLÉ…Fabiano,

    Continuo sua leitora assídua, mas, não li nada sobre o famoso polvo adivinhador….aguardo comentário.

  2. Alex Mendes disse:

    A Copa mal acabou e já estou ansioso pelos seus comentários sobre os times nacionais. Vamos continuar por aqui sempre na expectativa de novos post’s e na esperança de alguma vez você comentar sobre o Glorioso Atlético Mineiro. A nação atleticana agradece e continuamos juntos por aqui.
    Abraços!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: