A Fantástica, e Polêmica, Twitcam…

No ambiente do Twitter, tem uma ferramenta espetacular chamada Twitcam.

É uma ferramenta inovadora que traz inúmeras possibilidades ao usuário do Twitter. Muita gente ainda não percebeu, mas é questão de tempo o seu uso ser ampliado para o campo profissional.

Quando um usuário do Twitter ativa uma sessão de Twitcam, a webcam e o microfone do seu computador são ligados automaticamente. Por outro lado, todas as pessoas que seguem esse usuário recebem uma mensagem no seu Twitter com um link que, ao ser clicado, inicia-se uma espécie de “sessão de cinema”. A diferença é que existe a possibilidade de interagir com quem está do outro lado, via chat. É muito interessante. Muito útil, por exemplo, para uma celebridade se comunicar com seus fãs, e responder perguntas. Para professores que desejam dar palestras online. Para profissionais, líderes de grandes equipes, que desejam passar uma mensagem para uma equipe espalhada pelo país. Enfim, existem infinitas aplicações de grande valia.

E como uma pessoa que assiste a sessão pode interagir? Simples, tem uma ferramenta de chat acoplada à ferramenta, onde se pode escrever para o dono da Twitcam. Já esse responde por voz.

Para quem conhece o Skype, é como se uma das pessoas não tivesse webcam nem microfone ativado, só pudesse se comunicar com o outro por chat. Isto é, ele vê e ouve

Tem mais um detalhe. Você pode clicar no link e assistir a uma sessão sem interagir com ela. Caso você decida interagir, terá que se logar para poder usar o chat e poder participar.

E é aí que tem um detalhe importante. Toda vez que você se loga e passa a interagir, seus seguidores receberão suas mensagens escritas, assim como o link que possibilita você ver o que se passa naquela sessão. Isso quer dizer que se uma pessoa tem, como eu, mais de 850 seguidores, toda vez que escrever algo no chat, os 850 seguidores receberão essa mensagem junto com o link para a sessão aberta.

Eu quase nunca entro nas twitcams de quem eu não conheço. Prefiro as de pessoas conhecidas, como o apresentador do Vídeo Show, André Marques, que é engraçadíssimo e não tem papas na língua.

Mas tem vezes que você vê algo estranho e decide ver o que está se passando. Por exemplo, ler algo como é muito estranho:

“quantos anos você tem? (@amandinha13 live on http://twitcam.com/x86e0).”

Para quem não entende a sintaxe da expressão acima, o “quantos anos você tem?” é o que a pessoa que te enviou esse link está perguntando via chat ao dono da Twitcam. O @amadinha13 é o dono da Twitcam e o “http://twitcam.com/x86eo” é o link para você clicar caso queira assistir a sessão.

Parece ou não parece um adulto falando com uma criança? Eu apostaria que um usuário chamado @amandinha13 é, muito provavelmente, uma criança. E criança fazer twitcam sem um adulto acompanhando devia ser proibido. Já vi alguns casos preocupantes, meninas novas fazendo twitcam e adultos escrevendo no chat coisas que não podem se publicadas aqui – assédio criminoso.

Acho que crianças não deveriam fazer uma Twitcam. Taí uma coisa perigosa. Mas atualmente, onde parece que todo mundo quer ser celebridade, como frear isso? Bom, essa é uma outra discussão. E das boas, e que um dia vou abordar.

Uma curiodidade sobre a Twitcam: Boninho vai usar as sessões de Twitcam para escolher alguns dos participantes do próximo BBB (o 12).

Mas falando nas Twitcams, conto uma história que me chocou na semana passada, quando as coisas definitivamente passaram dos limites.

Cliquei em uma Twitcam (prefiro omitir quem enviou o link da sessão) e lá estava um sofá vazio. Logo apareceu um cara de bermuda jeans, sem camisa. Só dava para ver da cintura pra baixo. Pelo o que pude ler do que as pessoas estavam escrevendo no chat, tinha acontecido uma cena lamentável.

Parece que dois caras tinham acabado de transar!!!!! Mas será???? Não é possível, pensei, era algo tão absurdo que fiquei ali olhando ao invés de me desconectar. E não é que o cara da bermuda pega um paninho e … e… limpa a sujeira?????!!! Não podia acreditar no que estava vendo, o cara passando o paninho no sofá onde estava toda a “produção” do ato… “Vomitável”, não?

Logo depois, apareceu outro cara de cueca … aí não tive dúvidas em detonar a sessão. Deprimente!

Na verdade, eu sou adulto e cliquei naquele link porque quis, tudo bem. Agora, algo tem que ser avaliado por quem envia uma Twitcam, pois é como se fosse uma recomendação. E as crianças? Alguém aí acha que não têm crianças no Twitter?

É INACEITÁVEL que um adulto não pense sobre isso antes de distribuir para seus seguidores uma cena deplorável como aquela.

Hoje, vi no Fantástico uma reportagem sobre um jovem casal que apostou sei lá o quê, e fez uma sessão de Twitcam, fazendo carícias e tirando a roupa atendendo pedidos de quem assistia. Resultado, uma senhora assistia, achou um absurdo, e denunciou. Eles foram pegos pela polícia. O crime? Distribuir conteúdo impróprio pela internet.

Vocês entenderam? Antes de distribuir para os seus seguidores uma sessão de Twitcam, certifique-se que o que se passa nela não é um conteúdo ilegal.

Bom, eu estava para escrever isso desde semana passada quando aconteceu o epísódio da Twitcam com os 2 caras, mas a semana dura de trabalho não permitiu. Hoje, depois de assistir no Fantástico a reportagem sobre o casal de adolescentes decidi que era hora.

E que não se critique a evolução da tecnologia, ela é feita para melhorar a vida das pessoas, para trazer conforto e entretenimento, nunca para gerar todos esses problemas. O que complementa o processo é a educação, essa sim instrui, abre a cabeça e orienta como não se fazer mau uso das coisas.

Anúncios

4 Responses to A Fantástica, e Polêmica, Twitcam…

  1. concordo interiamente, sem falar que poderia ser muito bem utilisado por parentes que moram uns distantes dos outros, seria algo muito interresante, mas infelismente há pessoas irracionais que não pensam antes de fazer as coisas e fazem coisas que poderiam ser ótimas, como a twitcam, se tornarem coisas absurdas, horrendas, de até dar medo! Isso é uma barbarie, é por pessoas desse tipo que o mundo está o caos que está!
    -> Parabén pelo blog, um abraço!

  2. Thiago Abreu disse:

    Mandou MUITO bem LF. Há muitos casos de promiscuidade, infelizmente.
    Poucas pessoas sabem usar essa ferramenta de forma correta, Para iteragir com um público seguidor. Uma delas é o @urublog.

    Abraços e parabéns

    • LFmarinho disse:

      Obrigado pelo comentário carinhoso, não mereço tanto. É verdade, o Arthur Muhlenberg usa muito bem a Twitcam, e ainda por cima é um cara brilhante! Abraço!

  3. Tatiana da Luz disse:

    Olá LF Marinho, boa tarde!

    Vc seguirá por aqui escrevendo sobre futebol ou apenas no vozdofutebol.com.br?
    Sei que isto não é da minha conta mas fiquei curiosa por não ter lido mais nenhuma atualização daqui via twitter.

    Grata e parabéns pelo trabalho no Voz do Futebol.

    Tatiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: